[foogallery id=”2508″]

 

Alunos recebem Certificados de Língua Portuguesa em Yerres (Essonne)

Decorreu no dia 10 de março, no Teatro de Yerres, Essonne, uma entrega de Certificados de Língua Portuguesa a alunos que realizaram o exame de certificação em 2018.

Foram 180 os  alunos dos cursos de português, vindos de 51 escolas, localizadas em 43 cidades da região parisiense, que receberam os certificados de Língua Portuguesa, numa cerimónia à qual assistiram cerca de 1.000 pessoas.

Esta certificação é da responsabilidade conjunta do Ministério da Educação português e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões, I.P..

O evento contou com a presença do Senhor Embaixador de Portugal, Jorge Torres Pereira, do Senhor Embaixador de Cabo Verde, Hércules Cruz, do Senhor Embaixador de Moçambique, Alberto Augusto, e do Diplomata Rodrigo Wiese Randig, dos Serviços da Educação e Promoção da Língua Portuguesa junto da Embaixada do Brasil em França. Estiveram também presentes os deputados da Assembleia da República, eleitos pelo ciclo da Europa, Paulo Pisco e Carlos Gonçalves. Todos participaram na entrega dos certificados.

A cerimónia foi acolhida pelo presidente da câmara de Yerres que é igualmente conselheiro da Região Essonne, Olivier Clodong, e pelas  conselheiras municipais de Yerres responsáveis pela Educação e pela Cultura. Marcaram igualmente presença representantes dos municípios vizinhos, nomeadamente Sylvie Carillon, presidente da câmara de Montgeron e Conselheira Regional.

A presença de M. Philippe Jocallaz, diretor da escola Jean-Merlette de Brunoy, que presta especial atenção os cursos EILE de Português que desde há vários anos funcionam na sua escola, encheu-nos de satisfação.

Esta entrega anual dos certificados de Língua Portuguesa é uma ação conjunta da Coordenação do Ensino Português em França (Embaixada de Portugal) e da Coordenação das Coletividades Portuguesas em França – CCPF, a quem se devem as negociações no terreno para encontrar o espaço que acolhe o evento e as animações musicais que o tornam mais festivo e agradável. Este ano assistimos à atuação do grupo de cantares “Vento Sudeste” de Pontault Combault e da cantora cabo-verdiana Mariana Ramos. No final, foi apresentado o filme da semana de imersão linguística, em Portugal, vivida por alunos dos cursos EILE, organizada pela CCPF  e levada a cabo pelo professor Adelino de Sousa.