Divulgamos atividades realizadas por alunos da Coordenação do Ensino Português em França no âmbito das comemorações do Dia 10 de Junho.

 

Teatro: Camões revisita Os Lusíadas – baseado no livro Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões contado às crianças e lembrado ao povo de João de Barros.
Trabalho desenvolvido por alunos do 1.º ciclo do ensino português, da região parisiense. Trata-se de um projeto levado a cabo pelas professoras Ana Carlos, Cecília Morais, Fátima Ferreira, Susete Queirós e Vânia Pereira, durante os meses de maio e junho, em contexto de ensino a distância.


Trabalho levado a cabo pelas turmas de 5ème das Secções Internacionais Portuguesas do Collège Verhaeren – St Cloud, e do Collège Pierre e Marie Curie – Le Pecq, no âmbito do Projeto de Incentivo à Leitura iniciado este ano letivo entre as duas turmas, sob a orientação das professoras Ana Cristina Martini e Helena Cortinhas.


A partir da imagem de uma caravela, os alunos de 1.º ciclo da professora Carina Almeida, dos cursos 1.º de Fontenay-le-Fleury, Bois-d’Arcy, Les Clayes-sous-Bois, Viroflay e Trappes realizaram ilustrações e completaram o início da frase “Ser português é…”.
Alguns alunos do professor Francisco Ferreira, dos cursos de Bry-sur-Marne, Champigny-sur-Marne e Créteil, desenham o poeta Luís Vaz de Camões.
Alguns alunos da professora Eloísa Martins ilustram Portugal.

[foogallery id=”3630″]


Os alunos da turma de 10.º ano da Secção Internacional Portuguesa do Lycée Alexandre Dumas – Saint Cloud expressam de forma muito pessoal e sentimental a sua relação com Portugal. Trabalho realizado sob a orientação da professora Ana Cristina Martini.


Declamação de excertos de textos de poetas portugueses, feita por alunos das turmas de 4ème e 3ème da Secção Internacional Portuguesa do Collège Jean Moulin – Chaville. Trabalho desenvolvido sob a orientação da professora Ana Cristina Martini.


“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” foi o soneto escolhido por alunos 1.º ciclo do ensino português na região parisiense, sob orientação da professora Fátima Ferreira.


“Luís, o poeta salva a nado o poema” foi o poema escolhido por alunos 1.º ciclo do ensino português na região parisiense, sob orientação da professora Susete Queirós.


Os alunos do 1.º ciclo da região de Haute-Savoie escrevem palavras que para eles identificam Portugal! Um trabalho realizado sob orientação do professor Gil Castro.


A professora Isabel Pereira da Costa lançou um desafio aos alunos do 9.º e do 10.º anos da Secção Portuguesa do Liceu Internacional de Saint-Germain-en-Laye para definirem o que caracteriza os portugueses.