Realizou-se, no passado dia 4 de julho, na Casa de Portugal – André de Gouveia da Cidade Universitária Internacional de Paris, uma cerimónia de entrega de prémios de dois concursos fotográficos de leitura, levados a cabo pela coordenação do ensino, e do Concurso Internacional de Leitura.

A entrega dos prémios do concurso fotográfico de Leitura – Agustina Bessa Luís, destinado a alunos do 3°ciclo e secundário, que decorreu em 2019/2020, só agora se pode realizar devido à pandemia. A publicação dos resultados foi feita na altura.
Os premiados foram: Vitória de Matos Araújo Oda (Lycée international de Saint Germain-en-Laye), Lucas Soares Negreiros (collège Emile Verhaeren de Saint-Cloud) e Elora Rispal Lemesle (Collège Pierre et Marie Curie, Le Pecq), para além de10 alunos distinguidos com menções honrosas.

Foram igualmente entregues os prémios do concurso fotográfico de leitura – Poemas que falam da Língua que decorreu no presente ano letivo, evocando a declaração da UNESCO do dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Os premiados foram: Helena Santiago, Elias Loiseau e Melanie Adriano no ensino primário; Sofia Vincent, Leila Bouheraoua e Nelson Almeida Faxiolo, no 2° e 3° ciclos (Collège); Joana Aguieiras, Thaïs Cousin e Carolina Rodrigues Araújo, no secundário (lycée). O júri atribuiu igualmente 10 menções honrosas neste concurso.

Os prémios foram entregues pela coordenadora do ensino e pelo presidente do júri de ambos os concursos, João Manuel Simões, fotógrafo premiado e com exposições em vários países.

A sessão do ano letivo 2019/2020 do Concurso Internacional de Leitura, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com o Camões, foi anulada devido à pandemia. A Coordenação do Ensino deu continuidade aos trabalhos que já haviam sido iniciados e decidiu atribuir prémios aos participantes. Os prémios foram igualmente entregues nesta sessão.
Foram premiados, no ensino básico (collège) Vera Carmine Teixeira Gandra, Nelson Almeida Faxiolo e Ana Carolina França Marques, no secundário (lycée) Lara Fernandes, Gabriel Coly e Chloé Rodriguez Gomes., para além de 4 alunos distinguidos com menções honrosas.