O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e a Sorbonne Université assinam, no próximo dia 22 de setembro, às 18h00, um Protocolo de Cooperação pelo qual se estabelece a criação, naquela importante instituição de ensino superior francesa, da Cátedra Paul Teyssier, assim homenageando este importante linguista, lusitanista e tradutor francês.

A criação da cátedra Paul Teyssier, a 56.ª cátedra do Camões I.P. no mundo, reforça a colaboração entre as duas instituições, que remonta a 1930, quando aí foi colocado o primeiro Leitor de Português. A cátedra Paul Teyssier vem apoiar e valorizar o papel pioneiro da Sorbonne na promoção dos estudos portugueses em França, que tiveram início em 1919, ano em que a universidade criou o primeiro curso de Língua e Literatura Portuguesa no país.

Nesta longa história, destaca-se o nome de Paul Teyssier, figura ilustre da Universidade Paris-Sorbonne, responsável pela criação do Departamento de Português e um investigador incansável da Língua Portuguesa. Uma referência e uma inspiração para uma cátedra que tem nos seus propósitos a dinamização de equipas multidisciplinares e de redes colaborativas de investigação em torno de circuitos culturais (tradução e estudos de receção), estudos históricos e pós-coloniais, bem como expressões textuais e visuais (literatura, artes plásticas, cinema), que constituem alguns dos seus eixos de investigação.

A cátedra Paul Teyssier será a sexta cátedra do Camões em França, juntando-se às Cátedras Lindley Cintra em Nanterre, Solange Parvaux em Paris, Sophia de Melo Breyner em Nantes, Sá de Miranda em Clermont-Ferrand e Eduardo Lourenço em Aix-Marseille. Alinha-se com a estratégia do Camões I.P. de associação da Língua Portuguesa à produção de ciência e de inovação, como elementos que contribuem de forma decisiva para a sua internacionalização e para a criação de valor para a língua.

A cerimónia de assinatura, que decorrerá na Embaixada de Portugal em Paris, às 18h00, contará com a presença do Presidente do Camões I.P., João Ribeiro de Almeida, e do Reitor da Faculdade de Letras da Sorbonne, Alain Tallon, assim como do Embaixador de Portugal em Paris, da Coordenadora de Ensino de Português em França, do Diretor do Departamento de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos da Sorbonne Université, do Diretor de Serviços da Língua do Camões I.P. e dos Leitores do Camões I.P. em França.