No âmbito da sua visita a França, o Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Dr. Paulo Cafôfo, deslocou-se à Coordenação do Ensino Português em França, no sábado 23 de abril, acompanhado pelo Vogal do Conselho Diretivo do Camões, I.P., Dr. João Neves.

Neste encontro, o SECP reuniu com a Coordenadora do Ensino, Adelaide Cristóvão, com os adjuntos de coordenação, Isabel Sebastião e Carlos Abreu, com os docentes de apoio pedagógico e com os dois Leitores Camões, I.P., Ana Paixão, Leitora na Universidade Paris 8 e Diretora da Casa de Portugal, André de Gouveia, da Cité Universitaire internationale de Paris e José Manuel Esteves, responsável da Cátedra Lindley Cintra da Universidade Paris Nanterre.

No início deste encontro, o Dr. João Neves apresentou uma breve panorâmica do Ensino do Português, dos investimentos feitos na área da expansão da Língua e Cultura Portuguesas e dos projetos do Camões para o EPE, nomeadamente no investimento em Cátedras.

A Coordenadora do Ensino fez uma apresentação da rede de cursos de português, dos projetos pedagógicos a levar a cabo, nomeadamente os que estão a ser realizados no âmbito da Temporada Portugal França 2022. Deu ainda a conhecer o projeto de Promoção do Ensino do Português, levado a cabo pela CEPE, em articulação com os ministérios da educação português e francês. O Ensino Superior foi igualmente objeto de uma apresentação na qual foi dada a conhecer a criação de duas cátedras, no presente ano letivo:  a cátedra Paul Teyssier na Sorbonne Université e a cátedra Mário Soares na Universidade Rennes 2.

O Sr. SECP mostrou grande interesse e a maior disponibilidade para as questões relativas ao ensino, área à qual é bastante sensível, uma vez que foi professor de História.