Os Ministros da Educação de França e de Portugal, Najat Vallaud-Belkacem e Tiago Brandão Rodrigues, respetivamente, assinaram no dia 25 de julho de 2016, em Paris, uma “Declaração” política, igualmente assinada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, destinada a reforçar a cooperação bilateral no domínio da língua.

Esta “Declaração Conjunta” traduz uma forte vontade política, inaugurando uma nova e ainda mais ambiciosa etapa de promoção recíproca do ensino do português e do francês nos sistemas educativos de ambos os países.

 

 

É neste quadro que, em França, ocorre a substituição do “Ensino de Língua e Cultura de Origem” (ELCO) por um novo dispositivo de “Ensino Internacional de Línguas Estrangeiras” (EILE), tendo Portugal aceitado ser parceiro da França neste projeto pioneiro, que começará a ser aplicado já no ano letivo de 2016/17.

Esta evolução consolida o português como língua viva estrangeira no sistema educativo francês, permitindo que todos os alunos que o pretendam, comecem a aprender português desde o “premier degré”, tendo a garantia que o poderão continuar a fazer no “second degré”. Assim se encoraja uma aprendizagem mais longa, mais profunda e mais integrada da língua portuguesa.

Este objetivo de continuidade é igualmente essencial para captar ainda mais alunos para a aprendizagem do português ao longo do “second degré”, continuidade essa que encontra paralelo no sistema educativo português, no qual o francês é já a segunda língua estrangeira mais ensinada.

A partir do trabalho  que conduziu à assinatura desta “Declaração Conjunta”, ambos os Ministros concordaram que seja celebrado até ao fim do ano um novo acordo de cooperação educativa.

Consulte aqui o Comunicado do Ministério da Educação