1º Ciclo

Como fazer para ter aulas de português na primária? 

Nas escolas primárias, em fevereiro/março, os diretores entregam um formulário do Ministère de l’Éducation Nationale et de la Jeunesse chamado de Formulaire d’inscription para as aulas EILE – Ensino Internacional de Língua Estrangeira.

– Deve preencher o formulário, indicando o Português como escolha, e entregá-lo ao diretor da escola. O curso reúne alunos de diferentes escolas e tem lugar numa destas escolas que pode não ser a do seu filho. O curso EILE destina-se a alunos do CE1 ao CM2.

Pode consultar a lista das escolas onde existe EILE-Português, por departamento no site da Coordenação do Ensino Português em França – Camões, I.P..

 

2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

PORTUGUÊS NO COLLÈGE

Porquê escolher Português no collège?

O português é a escolha que fará a diferença! Escolher a bilangue anglais-portugais permite começar duas línguas em 6ème.

Como fazer se no collège não há Português ?

– Faça uma lista de pelo menos 15 alunos que irão para o mesmo collège de secteur .

– Escreva ao Principal do collège, enviando a lista de alunos e pedindo a abertura de uma turma bilangue inglês-portuguêse dizendo por que razão é importante, para estes alunos, aprender Português.

– Envie o mesmo pedido com a lista de alunos para o Directeur Académique da DSDEN (Inspeção Académica) e para o inspecteur pédagogique régional en charge du Portugais (ver contactos no site da Coordenação do Ensino Português: epefrance.org )

 

Liceu

O Português no BAC, é possível ?

 Só é possível se o aluno estiver inscrito em português no liceu em: LVA, LVB  ou LVC.

Com a reforma do baccalauréat apenas as línguas estudadas na escola podem ter exame.

No teu liceu não há Português?

Tens várias possibilidades:

O aluno podes inscrever-se no CNED (mas não é gratuito).

Se mora em Paris, pode inscrever-se em EIE (ensino inter-estabelecimento).

Pode também pedir para frequentar um liceu onde o Português é ensinado (lista dos liceus com Português no site da ADEPBA:  www.adepba.fr).

Posso escolher o Português no Lycée?

 LVC Português (é a nova designação da LV3)

Com o novo BAC, é possível  escolher uma LVC em seconde, ou seja, uma terceira língua para além das duas que frequenta desde o collège. É uma opção sem prova final mas as notas contam na avaliação contínua.

 Se o Português for LVC e se tiver boas notas:

Em première, o aluno pode trocar as línguas e passar a sua LVC para LVB ou trocar a LVB para  LVA!

 

Secção Internacional Portuguesa

O que é uma Secção Internacional Portuguesa?

As Secções Internacionais Portuguesas estão abertas a todos os alunos. A escolaridade dos alunos é validada pelo  “Diplôme National du Brevet – Option Internationale” (em 3ème), e, posteriormente, pela “Baccalauréat Français International” (BFI), constituindo uma mais-valia no percurso escolar dos alunos.

A admissão  em Secção Internacional faz-se através de uma prova escrita e oral. O mais importante é que o aluno apresente empenho e motivação para o estudo do português.

Onde existem SIP?

Existem SIP em diferentes cidades da França.

 

Ensino Associativo

O que é o ensino associativo? 

O Camões I.P. colabora com as associações portuguesas disponibilizando um professor para lecionar cursos de português em localidades onde não existe português nos collèges e lycées. Os programas lecionados nestes cursos seguem o quadro europeu comum de referência para as línguas (CECRL). Consulte aqui a lista dos cursos disponíveis no site da Coordenação do Ensino.