1º Ciclo

Como fazer para ter aulas de português na primária? 

– Nas escolas primárias, em fevereiro/março, os diretores entregam um formulário de inscrição (Ministère de l’Éducation nationale et de la jeunesse) para as aulas EILEensino internacional de língua estrangeira.

– Deve preencher o formulário, indicando o Português como escolha, e entregá-lo ao diretor da escola. O curso reúne alunos de diferentes escolas e tem lugar numa destas escolas que pode não ser a do seu filho. O curso EILE destina-se a alunos do CE1 ao CM2.

– A criação de um curso de Português no início do ano escolar depende do número de inscritos e também da possibilidade de o Camões, I.P. (Governo Português) colocar um professor.

Pode consultar a lista das escolas onde existe EILE-Português, por departamento no site da Coordenação do Ensino Português em França – Camões, I.P..

 

2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

PORTUGUÊS NO COLLÈGE

Porquê escolher Português no collège?

O Português é a escolha que fará a diferença! Escolher a bilangue anglais-portugais permite começar duas línguas em 6ème. Aprender uma língua é ótimo, aprender duas é ainda melhor!

 

Como fazer se no collège não há Português ?

– Faça uma lista de pelo menos 15 alunos que irão para o mesmo collège de secteur e que querem aprender português.

– Escreva ao Principal do collège, enviando a lista de alunos e pedindo a abertura de uma turma bilangue inglês-portuguêse dizendo por que razão é importante, para estes alunos, aprender Português.

– Envie o mesmo pedido com a lista de alunos para o Directeur Académique da DSDEN (Inspeção Académica) e para o inspecteur pédagogique régional en charge du Portugais (ver contactos no site da Coordenação do Ensino Português: epefrance.org )

O Conselho de Administração do collège reúne, antes de dezembro, para escolher as línguas que vão ser ensinadas no ano seguinte e comunica ao Rectorat que decide e estabelece o mapa das línguas do departamento.

 

Liceu

O Português no BAC, é possível ?

 – Sim, é possível mas cuidado … só é possível se estiveres inscrito em Português no teu liceu, em LVA (LV1), LVB (LV2) ou LVC (LV3).

– Com a reforma do baccalauréat apenas as línguas estudadas na escola podem ter exame.

Inscreve-te!

 

No teu liceu não há Português?

Tens várias possibilidades:

– Podes inscrever-te no CNED (mas é pago).

– Se moras em Paris , podes inscrever-te em EIE (ensino inter-estabelecimento).

– Se tens amigos ou conhecidos na mesma situação, juntos podem pedir ao liceu para criar aulas de Português.

– Podes também pedir para frequentar um liceu onde o Português é ensinado (lista dos liceus com Português no site da ADEPBA:  www.adepba.fr).

 

Posso escolher o Português no Lycée?

 LVC Português (é a nova designação da LV3)

Com o novo BAC, podes escolher uma LVC em 2nd, ou seja, uma terceira língua para além das duas que fazes desde o collège. É uma opção sem prova final mas as notas contam na avaliação contínua.

 Se a tua LVC for o Português e se tiveres boas notas:

Em 1ère podes trocar as línguas e passar a tua LVC para LVA ou LVB !

 

Secção Internacional Portuguesa

O que é uma Secção Internacional Portuguesa?

As Secções Internacionais Portuguesas estão abertas a todos os alunos. A escolaridade dos alunos é validada pelo  “Diplôme National du Brevet – Option Internationale” (em 3ème), e, posteriormente, pela “Option Internationale du Baccalauréat” (OIB), constituindo uma mais-valia no percurso escolar dos alunos.

As disciplinas de Língua Portuguesa (língua portuguesa e literatura dos países lusófonos e história-geografia em português) são ministradas por docentes nativos, com a formação académica necessária para o desempenho das funções.

O Estado Português coloca os docentes de língua e literatura e de história e geografia que ensinam nas secções internacionais portuguesas (SIP).

Ao longo do percurso escolar, os alunos são convidados a participar em projetos pedagógicos que contribuem para o seu enriquecimento cultural e pessoal e que os preparam para um mundo globalizado e multicultural, no qual a língua portuguesa ganha cada vez mais um papel preponderante, enquanto língua internacional e de comunicação.

A admissão  em Secção Internacional faz-se através de uma prova escrita e oral, aferindo que o aluno possui conhecimentos em Língua Portuguesa. O mais importante é que o aluno esteja motivado para partir nesta aventura repleta de projetos e de interações extremamente enriquecedoras.

 

Onde existem SIP?

Existem SIP em diferentes cidades da França.