As Secções Internacionais Portuguesas (SIP) existem no seio de alguns estabelecimentos de ensino franceses e resultam de acordos de cooperação educativa, assinados  entre Portugal e a França.

SIP – Inscrições para o ano letivo 2024/2025 – Abertas

As Secções Internacionais Portuguesas estão abertas a todos os alunos. A escolaridade dos alunos é validada pelo  “Diplôme National du Brevet – Option Internationale” (em 3ème), e, posteriormente, pelo “Baccalauréat Français International” (BFI), constituindo uma mais-valia no percurso escolar dos alunos.

As aprendizagens específicas em Língua Portuguesa (língua e literatura portuguesas dos países lusófonos e história-geografia) são ministradas por docentes nativos, com a formação académica necessária para o desempenho das funções.

O Estado Português coloca à disposição os docentes de língua e literatura e de história e geografia que ensinam nas secções internacionais portuguesas (SIP).

Ao longo do percurso escolar, os alunos são convidados a participar em projetos pedagógicos que contribuem para o seu enriquecimento cultural e pessoal e que os preparam para um mundo globalizado e multicultural, no qual a língua portuguesa ganha cada vez mais um papel preponderante, enquanto língua internacional e de comunicação.

A admissão em Secção Internacional faz-se através de uma prova escrita e oral, aferindo que o aluno possui conhecimentos em Língua Portuguesa. O mais importante é que o aluno esteja motivado para partir nesta aventura repleta de projetos e de interações extremamente enriquecedoras.

Veja no mapa abaixo a oferta disponível.