[foogallery id=”2683″]

 

A Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF) organizou uma semana de imersão linguística em Portugal, de 28 de abril a 4 de maio de 2019, com a participação de 57 alunos dos cursos de português da região parisiense. Este projeto teve a parceria da Coordenação do Ensino Português em França, da Quinta da Escola – Centro de Educação Ambiental em Alvados e com o apoio da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP).
Esta iniciativa tem como objetivo proporcionar um contacto direto com a língua e a cultura portuguesas através da realização de diversas atividades desportivas e lúdicas (slide, escalada, percurso de orientação pela serra, passeio de burro, jogos de estratégia, …) que acontecem na Quinta da Escola, situada na Serra de Aire e Candeeiros, distrito de Leiria.
Os alunos visitaram uma fábrica de cerâmica em Maiorga, foram à vila e à praia de São Martinho do Porto, descobriram Portugal dos Pequenitos em Coimbra, e, finalmente, fizeram uma visita guiada ao Oceanário de Lisboa o que despertou o interesse e entusiasmo de todos.
A prática destas atividades permite às crianças desenvolver o seu nível de proficiência num ambiente informal.
Esta semana é sempre rica em aprendizagens e emoções. Os alunos sentem-se mais à vontade para pôr em prática os conhecimentos linguísticos adquiridos durante as aulas de português. Regressam mais ricos em conhecimento, mais crescidos e, de algum modo, mais autónomos.
Este grupo foi acompanhado por Marie-Hélène Euvrard, Presidente da CCPF, e por Adelino de Sousa Oliveira, Fátima Ferreira e Ana Lisete Carlos, professores de português da Coordenação do Ensino Português em França a leccionar na região parisiense.