Terá lugar na principal sala da sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris, um evento de celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na quarta-feira, dia 22 de maio de 2019, entre as 16:30 e as 19:30.

Com a participação da comunidade educativa de língua portuguesa desta área metropolitana, o programa incluirá apresentações escolares, mesa redonda com humoristas e momentos musicais. Estão ainda previstas intervenções institucionais pelos altos representantes presentes.

O evento está aberto à participação das comunidades dos países CPLP e de todos os outros interessados, mediante inscrição prévia online – http://bit.ly/dialinguaptunesco – no limite dos lugares disponíveis. A imprensa é convidada a participar, sendo necessária credenciação, que deve ser solicitada previamente junto da organização do evento.

A iniciativa é promovida pelas Delegações Permanentes dos países da CPLP junto da Unesco, em colaboração com as Missões Diplomáticas e Consulados bilaterais dos países CPLP em Paris.

 

Enquadramento

O dia 5 de maio foi instituído como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2009 e, desde então, tem sido celebrado um pouco por todo o mundo. A sede da UNESCO é um local particularmente apropriado, que se reveste de um especial simbolismo, pela sua missão e valores fundacionais, para festejar a língua oficial de nove países e da região de Macau da RPC, distribuídos por cinco continentes, valorizando a sua universalidade e a diversidade das culturas no seu seio.
A língua portuguesa é a língua mais falada no hemisfério sul e a sexta língua mais falada no mundo.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é constituída nove membros – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – e conta com dezoito países observadores associados. A reunião deste grupo de Estados – englobando cerca de 265 milhões de pessoas – consolidou uma realidade já existente, resultante da tradicional cooperação Portugal-Brasil e dos novos laços de fraternidade e cooperação que, a partir de meados da década de 1970, se alargaram às novas nações de língua oficial portuguesa. A CPLP assume-se como um novo projeto político cujo fundamento é a Língua Portuguesa, vínculo histórico e património comum, num espaço geograficamente descontínuo, mas identificado pelo idioma comum. O português é igualmente língua oficial de múltiplas organizações internacionais, nomeadamente da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e da União Europeia.

 

PROGRAMA

MESTRE DE CERIMÓNIAS: Vitha Mangue do O da Silva

16:30 ABERTURA DE PORTAS
Animação Bateria Show

17:00 INTERVENÇÕES INSTITUCIONAIS
Representantes da CPLP e UNESCO

17:30 APRESENTAÇÕES ESCOLARES
Vídeos e fotos concurso Sophia de Mello Breyner (centenário nascimento) e declamação texto Germano Almeida (último vencedor prémio Camões)

17:45 MESA-REDONDA
Ricardo Araújo-Pereira (autor, humorista), Fary Lopes (humorista) e Maria Fernanda Cândido (atriz)

18:15 ESPECTÁCULO HIP-HOP, FADO, ELECTRÓNICA
Stereossauro (músico, produtor, DJ), com Dino D’ Santiago (cantor) e Chullage (rapper)

19:00 ENCERRAMENTO

* Evento promovido pelas Delegações Permanentes dos países da CPLP junto da UNESCO, em colaboração com as Missões diplomáticas e Consulados bilaterais dos países CPLP em Paris.

** Interpretação simultânea de português para francês.

https://www.facebook.com/dialinguaptunesco