A Coordenação do Ensino Português em França participou na comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa levada a cabo pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no passado dia 22 de maio de 2019. A Coordenação do Ensino Português contribuiu para esta festa da Língua com a apresentação de um vídeo realizado a partir de trabalhos de alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário elaborados no âmbito de dois concursos que tiveram como objetivo homenagear a escritora Sophia de Mello Breyner: Sophia Ilustrada e Concurso fotográfico de Leitura de Sophia de Mello Breyner, nos quais participaram cerca de 1000 alunos da CEPE França.

O evento contou igualmente com um momento de leitura expressiva de extratos da obra A ilha Fantástica, do escritor Germano de Almeida, por alunos das secções internacionais portuguesas dos Liceus Saint Germain-em-Laye e Alexandre Dumas de Saint-Cloud.

A Língua Portuguesa, nesta festa que era sua, fez-se ouvir em diferentes tonalidades e apresentou-se de distintas formas e diferentes sons. Dos sons quentes e ritmados da banda brasileira Bateria Show, passando pela cadência mais calma e intimista da Banda moçambicana Kakana ao som irreverente da banda portuguesa Stereossauro que mistura sons eletrónicos com fado e que contou com a participação de Dino d’Santiago e do rapper Chullage. Houve ainda um momento especial de homenagem a Chico Buarque de Hollanda que no passado dia 21 de maio foi galardoado com o 31.º prémio Camões: o prémio literário mais importante atribuído no universo da língua portuguesa.

Para além da literatura e da música, o humor também fez parte desta cerimónia com uma Mesa-Redonda moderada pela jornalista Maria Fernando Cândido que conversou com o humorista português Ricardo Araújo Pereira e o humorista cabo-verdiano Fary Lopes, onde o tema principal foi o humor e as línguas.

Os discursos do embaixador de Cabo Verde em França, Hércules Cruz, e da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, destacaram a universalidade da Língua Portuguesa pelo facto de ser falada em todos os continentes por cerca de 260 milhões de falantes, referiram, também, que é a língua mais falada no hemisfério sul, e que é a quinta língua mais falada no mundo bem como a quinta língua mais usada na internet, o que, de algum modo, como referiu o Secretário-Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, esta projeção a torna matriz de referência identitária da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Uma festa que se revelou única e invulgar comemorando não só o passado de uma língua, mas, também, perspetivando a contemporaneidade da mesma no futuro.

[foogallery id=”2761″]