No âmbito do Plano de Incentivo à Leitura (PIL) do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., terminou, no dia 7 de maio de 2021, a 2.ª fase do Concurso Internacional de Leitura (CIL), com o apuramento dos dois alunos vencedores do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), um em cada categoria: 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. A deliberação foi tomada por um Júri constituído por um representante do Camões, I.P., um representante do PNL2027 e um representante da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Os dois alunos apurados na 2.ª fase do CIL competirão na fase Nacional, representando o Ensino Português no Estrangeiro na final nacional do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

Os alunos da rede EPE apurados para a fase Nacional do CNL são os seguintes:

  • 3.º CEB: Alexandra Cerqueira de Almeida, aluna pertencente à CEPE França, que frequenta o Collège Jean Moulin, em Chaville, França.
  • Ensino Secundário: Carolina Correia Ribeiro, aluna pertencente à CEPE Espanha, que frequenta o Instituto Julio Caro Baroja, em Pamplona, Espanha.

A 7.ª Edição do Concurso Interacional de Leitura (CIL) 2020/2021 decorre em articulação com a 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), desenvolvido pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) e terminará no dia 5 de junho de 2021, data da final, a realizar em Oeiras.

A fase Nacional da 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) terá lugar entre os dias 19 de maio e 5 de junho de 2021 e será constituída por:

  • Uma prova escrita de pré-seleção online, no dia 19 de maio;
  • Um vídeo, produzido pelos concorrentes apurados para a final, a enviar para o PNL2027;
  • Uma prova final de palco, durante a manhã do dia 5 de junho, entre as 10h00 e as 13h00, em Oeiras.

O evento final contará com a participação presencial dos finalistas apurados para a prova de palco e será transmitido em streaming, a partir do auditório do templo da Poesia, Parque dos Poetas, em Oeiras.

O Concurso Internacional de Leitura (CIL) está aberto aos alunos inscritos nos cursos de Língua e Cultura Portuguesas da rede EPE que frequentem, nos países de residência, o 3.º Ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário e que tenham nível de proficiência linguística em língua portuguesa A2, B1, B2 ou C1.

O CIL tem como objetivos centrais estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora e é desenvolvido ao abrigo de protocolo estabelecido com o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE/DSEEPE) e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP).

Informação adicional sobre a 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura poderá ser consultada em: https://www.pnl2027.gov.pt/np4/CNL2021.html

Fonte: https://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/noticias/vencedores-da-2-fase-da-7-edicao-do-concurso-internacional-de-leitura-2020-2021-na-rede-de-ensino-portugues-no-estrangeiro