Estudar e Investigar em Portugal

“Com 114 instituições de ensino superior, cerca de 5 000 cursos, e perto de 350 000 estudantes, este país Europeu seguro e acolhedor permitirá adquirir conhecimentos numa das línguas mais faladas no mundo: o Português. Aqui poderá encontrar mais informação para vir estudar em Portugal.”

Para mais informações, consulte:


https://www.dges.gov.pt/pt

 

https://study-research.pt/pt/

Programa “Estudar e Investigar em Portugal 2020”
Acesso ao ensino superior para emigrantes e familiares – 3599 vagas disponíveis
O concurso nacional de acesso ao ensino superior destina 7% das vagas aos emigrantes portugueses e familiares que com eles residam. As candidaturas para o ano letivo de 2020/2021 no âmbito deste contingente especial devem ser apresentadas na primeira fase do concurso nacional, entre 7 e 23 de agosto.
Existem 3599 vagas exclusivamente para estes candidatos em todo o sistema de ensino superior público português, que abrange 107 instituições e mais de 5000 cursos, em todas as universidades e institutos politécnicos.
A divulgação das oportunidades oferecidas pelo ensino superior português junto das comunidades portuguesas e lusodescendentes, no âmbito do Programa “Estudar e Investigar em Portugal”, é uma iniciativa do Governo, com o envolvimento da Direção-Geral do Ensino Superior, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e das instituições Portuguesas de Ensino superior. Nos últimos dois anos registou-se um aumento de 52% do número de emigrantes e lusodescendentes colocados pelo concurso nacional de acesso.
Além do contingente dedicado de acesso, os candidatos emigrantes e seus familiares podem também aceder ao ensino superior português com o ensino secundário concluído no país de acolhimento através da via profissionalizante; optar por um curso técnico superior profissional num instituto politécnico português, com possibilidade de posterior ingresso em licenciatura ou mestrado integrado; frequentar os mais de 1800 cursos de mestrado e 600 de doutoramento da rede de ensino superior público português; trabalhar em investigação nos 350 centros e laboratórios existentes em Portugal, em todos os domínios do conhecimento; e ainda, se já frequentam um curso superior no país de acolhimento, fazer um período de estudo em Portugal ao abrigo do programa de mobilidade Erasmus +.
Eventuais dúvidas, designadamente acerca do reconhecimento de diplomas obtidos no estrangeiro e demais condições de candidatura, devem ser remetidas para o seguinte endereço: acesso@dges.gov.pt.
Mais informações acerca deste contingente especial e do programa “Estudar e Investigar em Portugal” podem ser consultadas através das seguintes hiperligações: https://www.dges.gov.pt/…/contingente-especial-para… e study-research.pt.
Lisboa, 29 de julho de 2020