Aprender português em França

 

Ensino Básico – Primeiro Ciclo

Cursos de Português
O português é ensinado no primeiro ciclo do ensino básico da escola francesa, quer como LVE, em horário integrado, quer como EILE, em horário pós-letivo. Os professores são colocado pelo Camões, I.P., Instituto da Cooperação e da Língua (Ministério dos Negócios Estrangeiros português).

2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário

Collège e Lycée
O ensino do português nos Collèges e Lycées é da responsabilidade do Ministério da Educação francês e é integrado no curriculo escolar do aluno. Consulte a lista de estabelecimentos  que propõem português como LVE Lingua Viva Estrangeira.

Secções Internacionais Portuguesas
O ensino do português nas secções internacionais é um ensino de qualidade proposto pelo sistema educativo francês e apoiado pelo governo português. As secções internacionais portuguesas preparam os alunos para os exames de Língua e Literatura portuguesa e de História e Geografia. O OIB (opção internacional do Baccalauréat)  constitui uma mais valia para o acesso aos melhores estabelecimentos de ensino superior e abre portas no mercado de trabalho.

Ensino Superior

O Camões I.P. apoia o ensino do Português em 16 universidades através de um leitor ou docente e da promoção de atividades culturais.
• 3 Centros de Língua (Universidade Lille 3, Universidade Lyon 2 e Universidade de Poitiers)
• 4 Cátedras (Universidade da Sorbonne3 em Paris,  Universidade de Clermont-Ferrand, Universidade de Nantes e Universidade de Paris Ouest-Nanterre)

Cursos de português para adultos

• Cursos de Português Língua Estrangeira – PLE
• Cursos especializados

Os cursos de Português do Centro Cultural – Camões, I. P. destinam-se a maiores de 17 anos.
Centro Cultural – Camões, I. P.
6 Passage Dombasle – 75015 Paris – Tel : 01.53.92.01.00
E-mail: patricia.marreiro@camoes.mne.pt