A Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF), na pessoa da sua presidente, Marie-Hélène Euvrard, em parceria com a Coordenação do Ensino Português em França, Camões I.P. levou a cabo no dia 29 de janeiro de 2017, na cidade de Crosne (91), uma Cerimónia de entrega dos certificados de Língua Portuguesa a alunos que tinham realizado exame em maio de 2016. A Mairie de Crosne e a Association Amitié Franco-Portugaise du Val d’Yerres contribuíram, igualmente, para que esta iniciativa se tornasse possível.

A cerimónia contou com a presença do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro; com o Senhor Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Dr. António Moniz; com o Senhor Cônsul-Geral Adjunto, Dr. João Melo Alvim; com a Senhora Diretora de Serviços da Emigração (DGACCP) Dra. Rosa Campizes; com o Maire de Crosne, M. Michael Damiati; com o Maire de Brunoy, M. Bruno Gallier; com a Maire de Montgeron, Mme. Sylvie Carillon e o seu vereador da cultura. Marcaram presença, igualmente, dois inspetores regionais para o Português (ME Francês) e vários diretores de escola dos alunos participantes.

A certificação das aprendizagens de Língua Portuguesa é da responsabilidade conjunta do Ministério da Educação (através da Direção-Geral da Educação) e do Ministério dos Negócios Estrangeiros (através do Camões, Instituto da Cooperação e da língua). Os alunos da rede EPE vêm assim reconhecido o seu nível de proficiência segundo os perfis de saída do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro (QuaREPE). Em França, em 2016, perto de 900 alunos realizaram este exame, em 13 centros de exame a nível nacional.

Assim, perante uma plateia de 420 pessoas, 77 destes alunos receberam da mão das entidades presente os seus certificados, numa cerimónia de grande emotividade para todos. Tratou-se de uma tarde com apontamentos culturais, uma vez que antes da entrega todos os presentes foram convidados a cantar em português e que durante a entrega os nomes dos alunos foram surgindo numa projeção, acompanhados de obras de pintores portugueses (Almada Negreiros, Amadeo de Souza Cardoso, Graça Morais, Júlio Pomar, Paula Rego e Vieira da Silva).

A Coordenadora do Ensino, Dra. Adelaide Cristóvão, fez uma apresentação do ensino do Português em França (com informações práticas sobre os procedimentos de inscrição, entre outros aspetos), falando sobre as vantagens da escolha do Português, bem como sobre o potencial de futuro que esta língua representa.

A tarde terminou com um convívio entre famílias, alunos, professores e demais presentes. Foram momentos de entusiasmo, orgulho e de celebração do esforço que levou aos bons resultados obtidos pelos alunos.