A promoção da internacionalização da língua portuguesa marcou presença na agenda do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, aquando da sua vinda a Paris, nos dias 28 e 29 de março de 2018.

Após um encontro com os Leitores Camões, I.P. em universidades francesas e com outros responsáveis de Departamentos de Português; com a a Inspetora Geral do Ministério da Educação francês, responsável pelo Português, Dominique Valières; e com a coordenadora do ensino português em França, o Ministro dos Negócios Estrangeiros visitou a Universidade de Paris Nanterre, no âmbito do protocolo de Cooperação da Universidade com o Camões, I.P. que integra a Cátedra Lindley Cintra.

Acompanhado pelo Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, o Ministro dos Negócios Estrangeiros foi recebido pelo Presidente da Universidade, Jean-François Balaudé; pela Vice-Presidente e Diretora do Serviço de Relações Internacionais, Sonia Lehman-Frisch; pela Diretora da Faculdade de Línguas e Culturas Estrangeiras, Danièle Kahn-Paycha; pela Diretora do Centro de Investigação Interdisciplinar sobre o Mundo Lusófono (CRILUS) e membro da Direção do Departamento de Estudos Lusófonos, Graça dos Santos e ainda pela Diretora dos Estudos Românicos, Silvia Contarini.

Neste encontro, que contou com a presença de representantes diplomáticos das Embaixadas do Brasil, de Cabo Verde e de Moçambique, o Ministro dos Negócios Estrangeiros fez uma intervenção com o título: Para uma Política da língua Portuguesa.

O público, composto de alunos e professores, não só do Departamento de Estudos Lusófonos mas também de outros departamentos da Faculdade de Línguas e Culturas Estrangeiras, mostrou-se interessado num diálogo vivo mantido com o Ministro Augusto Santos Silva, no qual ficou patente a importância que a universidade atribui a esta visita e às relações com Portugal.