O Institut de Langue et culture Lusophones de Toulouse faz parte, desde 2017, da Rede de Escolas e Centros Associados – Camões, I.P. e passou a ser centro de exames de certificação CAPLE. Estes acontecimentos que mereceram honras de inauguração, no passado sábado, dia 15 de setembro, pelas 18h30.

A inauguração do Institut de Langue et culture Lusophones de Toulouse-Escola Associada Camões e Centro de Exames de certificação – CAPLE decorreu no Espace DURANTI, numa sala disponibilizada pela Câmara de Toulouse e contou com a presença, entre outros, da Coordenadora do Ensino Português em França – Camões, I.P, Adelaide Cristóvão, do Vice-Cônsul de Portugal em Toulouse, Miguel da Costa, e do Vereador do pelouro das Relações Europeias e parcerias económicas internacionais da Câmara de Toulouse, Jean-Claude Dardelet.

A Association France-Portugal de Toulouse deu início ao ensino do Português em 1991, uma iniciativa de Guy Franco, vereador da Câmara de Toulouse e do Vice-Cônsul de Portugal da altura, Silvino Ribeiro. Em 1996 João Teixeira dá continuidade a este projeto, passando a associação a chamar-se Association Amitié France-Portugal.

Em 2012, com o apoio de João Teixeira, a professora que lecionava estes cursos, Maria Graux, criou o Institut de Langue et culture Lusophones de Toulouse que acolheu os cursos ministrados pela associação e deu maior visibilidade à Língua  Portuguesa, enquanto língua internacional, destinada a um público mais alargado.

O projeto de Maria Graux, de integração do Institut de Langue et culture Lusophones de Toulouse na Rede Internacional de Escolas e Centros Associados – Camões, I.P., concretizou-se em setembro de 2017. O protocolo assinado com o Camões, I.P. atesta um ensino de qualidade, baseado no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e certificado através dos exames CAPLE.

Para tal Maria Graux assinando também com o CAPLE (Centro de Avaliação do Português Língua Estrangeira, da Faculdade de Letras de Lisboa) a criação de um centro de exames de certificação.

O Institut de Langue et culture Lusophones de Toulouse ganha assim uma nova dimensão, simbolicamente marcada pela sua inauguração enquanto Escola Associada camões, I.P. e Centro de Exames CAPLE.

www.institutluso-tlse.com