É já no dia 26 de setembro de 2018 pelas 10h00 que a nova Secção Internacional Portuguesa do Collège Henri Cahn de Bry-sur-Marne (94) tem o privilégio de receber o projeto “Histórias magnéticas”.

Este evento integra a programação da  “17ème Semaine des Cultures Étrangères” iniciativa da FICEP (Forum des instituts culturels étrangers à Paris) e é organizado pelo Centro Cultural Camões em parceria com a Coordenação do Ensino Português (Embaixada de Portugal).

Histórias Magnéticas é um projeto do guitarrista e compositor Sérgio Pelágio que consiste na composição de bandas-sonoras para histórias infantis. O resultado é uma história-contada-concerto para guitarra elétrica e voz, seguida de un atelier para o público participante.

Enquanto o meu cabelo crescia”, um conto de Isabel Minhós Martins, “sobre penteados, mudanças e preconceitos cortados à tesoura… e também sobre os pequenos (grandes) desgostos que acompanham a infância e ajudam a crescer” será a histٕória-concerto a apresentar. A sessão será seguida de um atelier, onde se explorará de forma dinâmica, plástica e aberta a musicalidade do texto.

Sérgio Pelágio e Isabel Galvão interpretam ao vivo a história, recriando os ambientes do texto e construindo – em tempo real e em conjunto com os alunos – novos significados para as situações narradas. Através da música, da sugestão e da imagem, as crianças são estimuladas a entrar no mundo da história contada e das suas personagens, desdobrando criativamente as cenas que ouvem.