[foogallery id=”2611″]

Teve lugar no passado domingo, dia 24 de março, pelas 15 horas, na Casa de Portugal-André de Gouveia, em Paris, um programa festivo dedicado à escritora Sophia de Mello Breyner, por ocasião do centenário do seu nascimento.

Do programa organizado pela Coordenação do Ensino Português em França em parceria com a Casa de Portugal fez parte uma exposição de 900 trabalhos manuais realizados pelos alunos, no âmbito dos concursos destinados a homenagear Sophia de Mello Breyner Andresen e organizados pela CEPE no corrente ano letivo.

A tarde foi igualmente dedidada a uma conferência sobre a autora, pelo Professor José Rui Teixeira (Cátedra Poesia e Transcendência – Sophia de Mello Breyner Andresen, da Universidade do Porto) e a um concerto de piano a 4 mãos, com música de Fernando Lapa, interpretado por Bruno Belthoise e João Costa Ferreira, acompanhando a leitura do conto Homero, de Sophia de Mello Breyner, por José Manuel Esteves.

Por fim, foram entregues os prémios e as menções honrosas dos dois concursos organizados pela CEPE: o Concurso Sophia Ilustrada (nas categorias de ilustração e de postal), destinado aos alunos do ensino primário e o Concurso Fotográfico de Leitura (para os alunos do ensino associativo e das secções internacionais portuguesas). A entrega esteve a cargo de Adelaide Cristóvão, Coordenadora do Ensino Português em França e de João Pinharanda, Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal em Paris, Presidente do júri dos dois concursos.