Decorreu no passado fim de semana, dias 1 e 2 de fevereiro de 2020, na cidade de Crosne, região da Essonne (91), em França, o Festival Lusotopia, organizado pela Coordination des Collectivités Portugaises de France (CCPF), pelo Atelier des Noctambules e pela Associação Hirond’ailes.

A Coordenação do Ensino Português em França marcou presença com um stand de forma a divulgar e a promover junto dos visitantes, por um lado, o ensino da língua portuguesa no território francês, nas suas várias modalidades (cursos EILE/ELVE, Secções Internacionais e Ensino Associativo) e, por outro, o acesso ao ensino superior português, nomeadamente através do contingente especial para candidatos emigrantes portugueses.

O evento contou com mais de 30 stands abrangendo áreas como o ensino, a cultura, a literatura, o artesanato, a gastronomia e a música. O município de Vila de Rei esteve presente com um stand e o projeto de geminação de Crosne com Vila de Rei foi anunciado no decorrer do evento. A Associação Grupo de Caretos de Podence marcou também presença com espetáculos de rua e com um stand, dando a conhecer uma tradição recentemente reconhecida como património imaterial da Unesco.

Do programa do salão fizeram igualmente parte conferências e ateliês de culinária e de enologia, bem como de descoberta do Fado, enquanto património imaterial da Unesco. Vários momentos musicais pontuaram os dois dias do salão Lusotopia, evocando a presença da língua portuguesa no mundo, da música tradicional portuguesa e do fado à música popular brasileira e à capoeira, passando pelos ritmos africanos de Cabo-Verde e de São Tomé e Príncipe.

A Coordenadora do Ensino Português em França, Dra. Adelaide Cristóvão, apresentou, no sábado, dia 1, pelas 15 horas, uma conferência sobre o ensino da língua portuguesa em França, em geral, e, em particular, na região da cidade de Crosne, onde decorreu o evento. Mais de 40 pessoas assistiram a esta conferência, entre as quais o presidente da câmara da cidade de Crosne, Sr. Michaël Damiati, e a presidente de câmara adjunta, Sra. Annie Fontgarnand. A apresentação suscitou numerosas e profícuas questões relacionadas com o ensino do português em França.

Em seguida, Paulo Pisco, Deputado pelo círculo eleitoral da emigração Europa, proferiu uma conferência sobre os movimentos de diáspora dos países da CPLP.

No dia 2, pelas 15h, teve ainda lugar uma conferência sobre o percurso do português Aristides de Sousa Mendes.