Comemoração do primeiro dia Mundial da Língua Portuguesa

A UNESCO oficializou o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Este dia passou a fazer parte do calendário oficial das Nações Unidas.

Celebramos hoje, pela primeira vez, o Dia Mundial da Língua Portuguesa!

A Coordenação do Ensino Português em França participa da celebração organizada pelo #CamõesIP, em parceria com a CPLP, a UNESCO e a ONU News, no canal youtube do Camões I.P. .

O contexto atual impõe que esta festa da Língua Portuguesa se realize em moldes diferentes dos que foram inicialmente planeados, mas que permitem igualmente que alunos e professores marquem presença e participem nesta comemoração.

Neste dia, a Coordenação do Ensino Português vem divulgar os resultados e alguns dos trabalhos realizados no âmbito do Concurso Fotográfico de Leitura Agustina Bessa-Luís, organizado em homenagem à escritora e ao qual concorreram alunos do 2º e 3º ciclos (collège).

Para além destes trabalhos, são também apresentadas leituras de poemas e de excertos de textos de autores do mundo lusófono, realizadas por alunos de português de vários estabelecimentos escolares.

Trabalhos e leituras serão publicados nesta página, bem como no Facebook da Coordenação do Ensino Português em França. Algumas das leituras realizadas são individuais mas outras apresentam-se a várias vozes, mostrando que, mesmo à distância a Língua Portuguesa é, acima de tudo, uma Língua de trocas e de partilhas, mas sobretudo uma língua de futuro.

 

Fotografia de J-M Simões gentilmente cedida pelo autor

(Presidente do Júri do concurso fotográfico de Leitura)

 

Concurso Fotográfico de Leitura Agustina Bessa-Luís

 

Resultados

 

Leituras realizadas pelos alunos