No dia 27 de abril de 2021, dia em que se celebrou o quinto centenário da morte de Fernão de Magalhães, reuniu o júri presidido pelo Historiador Víctor Pereira* e do qual fizeram parte a Diretora da Casa de Portugal – André de Gouveia, Ana Paixão**, a coordenadora do ensino, Adelaide Cristóvão, e a adjunta de coordenação, Amélia Costa da Silva, para selecionar os trabalhos e atribuir os prémios do concurso “Celebração do V centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães”.

* Victor Pereira, doutorado em história pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, é maître de conférences em história na Universidade de Pau et des Pays de l’Adour. É também investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Publicou, nas Presses de Sciences Po, La dictature de Salazar face à l’émigration. L’État portugais et ses migrants en France (tradução portuguesa na Temas e Debates).
 
 
** Ana Paixão, doutorada em Literatura Comparada, é Leitora de Língua e Cultura Portuguesa de Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, na Universidade de Paris 8. Publicou Rhétorique littéraire et musicale. Les traités portugais, XVIIIe-XIXe siècles, nas edições L’Harmattan. Colabora regularmente com os exames OIB de História e Geografia. Simultaneamente dirige a Casa de Portugal – André de Gouveia da Cité internationale universitaire de Paris.