Poemas que falam da Língua 

5 de maio dia mundial da Língua Portuguesa

Para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, mais de 200 alunos responderam ao desafio proposto pelo concurso fotográfico de leitura: Poemas que falam da Língua, levado a cabo pela da coordenação do Ensino Português em França.

Alunos do primário (école élémentaire), do 2° e 3° ciclos (collège) e do secundário (lycée) fizeram uma leitura expressiva um poema de um autor lusófono, tendo como tema a língua portuguesa. Filmaram e apresentaram três fotografias inspiradas no poema escolhido.

O júri, presidido pelo fotógrafo João Manuel Simões* selecionou três prémios e quatro menções honrosas para cada categoria. Parabéns aos premiados!

Os autores dos duzentos e dois trabalhos recebidos deram todos provas de muita sensibilidade. Parabéns a todos!

 

* Nascido em 1964 nos subúrbios de Paris, com uma dupla cultura portuguesa e francesa, João Manuel Simões foi colaborador regular do Journal du Dimanche, depois L’Express, Télérama, e Le Monde.
Prémio de Fotografia Documental, Prémio de Investigação, Prémio Especial do Júri no Festival Scoop, nomeado para o prémio Bayeux War Correspondent Award, Prémio AFP-Bendrihem para Fotografia Política, exposições no Chelsea Center for the Arts em Nova Iorque, Abadia Neumünster no Luxemburgo, Centro de Arte Contemporânea em Katowice, Polónia, Atelier 340-Muzeum em Bruxelas, L’Imagerie em Lannion, exibições no Festival Visa pour l’Image em Perpignan, Imagens Singulières em Sète.
Produção dos livros “Springstine sur Seine”, “Request”, “A Linha”, “Verni$$age$”, “Bienvenu chez les ch’tis”, “La ville à trois vitesses” com Jacques Donzelot, “Chiens de la casse”, “La banlieue vue d’ailleurs” publicado pelo CNRS e “Tout doit disparaitre”.