Saímos de novo!!

Com o progressivo retorno a uma certa « normalidade » escolar, a secção portuguesa do Lycée International de Saint Germain en Laye organizou nos passados dias 6, 7 e 8 de outubro uma viagem de estudo ao «Val de Loire». Foi responsável pelo projeto o professor Luís Filipe Pedrosa e acompanharam o grupo as Senhoras professoras Sandrina Ribeiro e Helena Cortinhas.

Os trinta alunos de 1ère / 11°ano visitaram a cidade de Chartres (zona antiga) e a respetiva catedral gótica; seguidamente admiraram as danças macabras na igreja de Meslay le Grenet e, em ambas, constataram a importância da salvaguarda e manutenção do património. Depois foi visitada uma exploração agrícola atual com a respetiva maquinaria, afolhamentos, reservas, celeiros, etc, no âmbito do programa de Geografia deste ano. O 1° dia terminou com a visita da comendadoria dos Templários em Arville.

Nos dias seguintes visitaram-se os palácios mais emblemáticos da região: Chambord e Blois e, por último, o Clos Lucé onde viveu Leonardo Da Vinci.

O grupo viajou de autocarro e ficou hospedado numa pousada de juventude em Amboise. Houve sempre a preocupação de visitar «a pé !» a parte antiga das cidades por onde passámos.

Esta viagem escolar permitiu aos alunos o contato direto com elementos do programa de História e Geografia estudados nas aulas e, também, aprofundar as relações aluno-aluno e professor-aluno. Os objetivos pedagógicos consistiam ainda no estudo comparado das arquiteturas francesa e portuguesa, programa de História do 10°ano, e na observação «in loco» de elementos ligados à agricultura, programa de Geografia do 11°ano.

O projeto desenvolveu-se num ambiente descontraído e de camaradagem onde os alunos demonstraram interesse e empenho pelas atividades propostas. Alem do mais o sol teve a amabilidade de nos acompanhar nestes três dias. Um projeto globalmente muito positivo graças à melhor colaboração e participação de todos.

                                                                                  Luís Filipe Pedrosa, professor de História e Geografia da Secção Internacional de Saint Germain en Laye

Fotos: cortesia do Professor