Nota de imprensa

A Coordenação do Ensino Português em França (Camões, I.P.) leva a cabo três projetos no âmbito da Temporada Portugal França 2022: “Amigos do cavalo-marinho e biodiversidade marinha”, “Porta-vozes do oceano” e “À procura do Oceano perdido”.

A Casa de Portugal – André de Gouveia (Cité Universitaire internationale de Paris) vai acolher dois eventos realizados no contexto dos projetos realizados pelos alunos do EPE (ensino português no estrangeiro), no âmbito da « Temporada Portugal França 2022 », nos dias 22 de maio e 15 de junho de 2022.

No próximo dia 22 de maio de 2022, « Dia Internacional da Biodiversidade », na Casa de Portugal, pelas 15h00, terá lugar o evento final do projeto : Amigos do cavalo-marinho e biodiversidade marinha, que mobilizou perto de 4.000 alunos de português do 1° ciclo (école élémentaire), dos cursos de português EILE, ELVE e SI.

Jorge Palma, investigador da Universidade do Algarve (Centro de Ciências do Mar – CCMar), dará uma conferência sob o tema – Cavalos-marinhos : sobrevivência num mundo em mudança. Serão também apresentados trabalhos de alunos, feitos no âmbito deste projeto. Nas escolas que desenvolveram o projeto os trabalhos dos alunos foram expostos e apreciados por toda a comunidade escolar, por pais e amigos. Os guias destas exposições foram os alunos – autores e estavam identificados com um crachá « amigos do cavalo-marinho » que resultou de um concurso de desenhos dos alunos levado a cabo para esse fim. Além da casa de Portugal-André de Gouveia, foi igualmente parceiro deste projeto o Centro de Ciências do Mar – CCMar da Universidade do Algarve.

No dia 15 de junho de 2022, na Casa de Portugal, pelas 15h00 será apresentado o projeto : Porta-vozes do Oceano, realizado por alunos de collège e lycée das Secções internacionais portuguesas de França, em parceria com alunos das secções europeias de língua francesas, de Portugal.  Os grupos elaboraram campanhas de sensibilização à poluição dos oceanos pelos plásticos. As campanhas foram construídas com recurso à plataforma eTwinning e a sua apresentação pública terá lugar no dia 15 de julho na Casa de Portugal. Além da Casa de Portugal-André de Gouveia, foram também parceiros deste projeto o Instituto Francês de Lisboa, a Fundação Oceano Azul – Oceanário de lisboa, Globe Reporters, a Fundação Tara Océan e eTwinning.

O terceiro projeto promovido pela Coordenação do Ensino: « À procura do Oceano Perdido », igualmente com o selo da Temporada, foi desenvolvido por alunos de collège e lycée que estudam português em associações, com o apoio da Coordenação do Ensino Português. Os projetos apresentados pelos alunos têm como objetivo sensibilizar os jovens e a comunidade em geral para a poluição dos oceanos e os riscos que esta representa para a biodiversidade marinha. O objetivo é também o de sensibilizar para as espécies marinhas, das costas portuguesas, que necessitam de ser protegidas, como é o caso do cachalote dos Açores, do lobo marinho da madeira ou do cavalo-marinho da Ria Formosa no Algarve. Este projeto foi realizado em parceria com a Coordenação das Coletividades Portuguesas em França – CCPF e com Centro de Ciências do Mar – CCMar da Universidade do Algarve.

A Temporada Portugal França 2022, a decorrer entre fevereiro e outubro de 2022, mobilizou perto de 5.000 alunos dos cursos de Português da Coordenação do Ensino Português em França, Camões, I.P.. Os projetos enquadram-se num dos eixos definidos pela Temporada : « Um Oceano comum a preservar », uma temática para a qual é importante sensibilizar crianças e jovens. Esta sensibilização ganha ainda mais sentido no ano em que Portugal recebe, em Lisboa, a segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (de 27 de junho a 1 de julho).

 

 

 

Nota informativa

Decidida em julho de 2018 pelo Presidente da República Francesa e pelo Primeiro Ministro Português, António Costa, aquando da visita oficial de Emmanuel Macron a Lisboa, a Temporada Portugal França / Saison France Portugal decorre nos dois países entre 14 de fevereiro e outubro de 2022.

(inicialmente prevista entre julho de 2021 e fevereiro de 2022, a Temporada Portugal França foi adiada devido à crise sanitária Covid 19)

A Temporada Portugal França 2022 inscreve-se na continuidade da Presidência da União Europeia (exercida por Portugal no 1° semestre de 2021 e pela França no 1° semestre 2022) e constitui uma ocasião para sublinhar a proximidade e a amizade que ligam os dois países consubstanciadas na presença em França de uma grande comunidade luso-descendente e, em Portugal, na presença de um número crescente de expatriados franceses. Duas comunidades dinâmicas que constituem um elo humano e cultural entre os dois países.