A Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF) organizou a 5ª Semana de imersão linguística em Portugal, com 76 alunos de português em França, dos 7 aos 12 anos.

Os alunos foram acompanhados por professores de português da região parisiense: Adelino de Sousa, Fátima Ferreira, Maria Piedade Favero, Patrícia Lagos e também pela presidente da CCPF, Marie-Hélène Euvrard. Monitorizados por uma equipa de 10 animadores da Quinta da Escola, os alunos tiveram a oportunidade de praticar a língua através de jogos em equipa, escalada, slide, arborismo, btt, passeios de burro…

Descobriram também a riqueza do património histórico e natural de Portugal através de visitas guiadas às grutas de Santo António, ao monumento natural das Pegadas de Dinossauros e à praia de São Martinho do Porto.

No dia 25 de abril foi evocada a história da revolução dos cravos. Cada aluno escreveu um postal aos pais, em português.

No último dia, fizeram uma visita guiada ao Oceanário de Lisboa acompanhados por educadores marinhos. As diferentes tarefas propostas durante a semana exigiram o uso da língua nas situações quotidianas e criaram assim condições para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos.

Foi uma semana excecional!