Manifestação de interesse – Docente de língua e cultura portuguesas no Centro de Língua Portuguesa Camões I. P. Lídia Jorge – Universidade de Poitiers

Manifestação de interesse para o cargo de docente de língua e cultura portuguesas no Centro de Língua Portuguesa Camões I. P. Lídia Jorge-Universidade de Poitiers (França) a partir de final de setembro de 2025
Tipo de contrato: contrato de 2 anos, renovável uma vez, ao abrigo de um protocolo de cooperação entre a Universidade de Poitiers e Camões, I.P.
Local: Universidade de Poitiers
Faculté de Lettres et Langues
1 rue Raymond Cantel, Bâtiment A3
TSA 11102 86073 POITIERS CEDEX 9 FRANCE
Departamento: Estudos Portugueses e Brasileiros
Responsável pelo CLP Lídia Jorge: Sandra TEIXEIRA
Contacto: sandra.teixeira@univ-poitiers.fr
Responsável administrativa:
Myriam GARNIER, Secretariado da direção e responsável do serviço dos recursos humanos da Faculdade de Letras e Línguas
Contactos: tel: +33 5 49 45 33 00; myriam.garnier@univ-poitiers.fr
PERFIL DO CARGO
Habilitações:
- Mestrado na área da língua e da cultura portuguesas, de preferência com experiência no ensino do PLE, variante europeia (ou Licenciatura pré-Bolonha na área da língua e da cultura portuguesas)
- Nível mínimo de francês: B2
Descrição do perfil:
O docente é contratado no âmbito de um protocolo bilateral entre Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I. P e a Universidade de Poitiers. Tem a seu cargo duas missões principais: o ensino da língua e da cultura portuguesas, com aulas integradas nos programas do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros; a dinamização do Centro de Língua Portuguesa (CLP) Lídia Jorge em colaboração com a equipe docente do departamento.
Docência: O docente assegura uma carga horária de 200h anuais, o que equivale a uma média de 10 a 12 horas semanais. As aulas (em grande maioria de língua oral) dirigem-se a um público variado, de nível iniciação, intermédio ou avançado, do primeiro ano de Licenciatura ao Mestrado, em função dos grupos que abrirem. O docente também poderá vir a propor, na Universidade, no âmbito das atividades do CLP Lídia Jorge e em função das suas disponibilidades, uma aula de língua portuguesa para um público exterior à Universidade, com carga horária a definir consoante a procura.
Dinamização do CLP Lídia Jorge: O docente ajuda na gestão da sala dedicada ao CLP Lídia Jorge, que é um centro de recursos sobre a língua e a cultura portuguesas. Ajuda na organização, com os professores do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, atividades culturais na Universidade de Poitiers ou em parceria com entidades da cidade de Poitiers e da região (bibliotecas municipais, cinemas, livrarias, câmara municipal, etc.). Deve ser capaz de comunicar em francês com todas estas entidades.
Outras tarefas: A Universidade de Poitiers também é um centro de exame de certificação de PLE, no âmbito de um protocolo com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O docente pode ter de ajudar na organização de uma ou duas sessões de exames. O docente também tem de proceder à catalogação sistemática dos livros e outros documentos adquiridos pelo CLP Lídia Jorge.
Competências exigidas: uma sólida formação no ensino de PLE variante europeia; capacidade de trabalhar em equipa, de adaptação a públicos variados, de comunicação com entidades públicas e privadas para promover as atividades do CLP Lídia Jorge e encontrar parceiros; competências informáticas para gerir o sítio do CLP Lídia Jorge, o acervo bibliográfico, a newsletter e a página Facebook.
Salário: O docente recebe o vencimento da Universidade de Poitiers (1801,74€ por mês, valor ilíquido).
Informação adicional:
O docente assina apenas um contrato de trabalho com a Universidade de Poitiers, ao abrigo do protocolo.
Para poder ser recrutado, não pode ter sido recrutado em França por mais de 4 anos num tipo de cargo similar.
A pessoa recrutada compromete-se a residir em Poitiers.
DOSSIÊ DE CANDIDATURA
- fotocópia do bilhete de identidade ou cartão do cidadão
- fotocópia dos diplomas e dos contratos que provam a experiência profissional no ensino do PLE
- carta de motivação
- CV pormenorizado com indicação das matérias lecionadas
Prazo de envio das candidaturas: 15 de agosto de 2025, para Sandra Teixeira, sandra.teixeira@univ-poitiers.fr