Comemoração do Centenário do Ensino do Português na Universidade Francesa Sorbonne 1919-2019
Decorreu na Sorbonne Université o Colóquio internacional: Comemoração do Centenário do Ensino do Português na Universidade Francesa – 1919-2019, na sexta-feira, 18 de outubro, no magnífico e prestigioso anfiteatro LIARD da Chancelaria da Sorbonne e, no sábado 19 de outubro, na Maison de la Recherche e no Institut d’Études Hispaniques na Sorbonne.
Cem anos após a criação do ensino do Português na universidade francesa, na Sorbonne, pelo Professor Georges Le Gentil, este colóquio de comemoração vem prestar homenagem às instituições e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Português em França, promover uma reflexão sobre o contexto atual e delinear perspetivas de convergência para o desenvolvimento dos Estudos da Língua Portuguesa e das Culturas pluricontinentais que se exprimem em português.
A sessão de abertura do colóquio contou com uma intervenção do Reitor Chanceler da Academia de Paris, Gilles Pécoud. A conferência inaugural do colóquio intitulada: Língua portuguesa, no cruzamento de línguas e culturas esteve a cargo do Ministro de Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva.
Presentes igualmente na abertura oficial estiveram o Presidente do Camões, I.P., Embaixador Luís Faro Ramos, o Embaixador de Portugal junto da UNESCO, Professor Sampaio da Nóvoa, o Embaixador de Cabo Verde, Hércules do Nascimento Cruz, o Embaixador do Brasil, Luís Fernando Serra, o Embaixador de Moçambique, Alberto Maverengue Augusto, o Embaixador de
Angola, João Bernardo de Miranda, o Cônsul-Geral de Portugal em Paris, António Moniz e a Cônsul-Geral de Portugal em Estrasburgo, Patrícia Gaspar.
A realização do colóquio de comemoração do centenário do ensino do Português na universidade francesa – Sorbonne foi uma sugestão do Ministro de Negócios Estrangeiros de Portugal. A comissão organizadora do colóquio foi dirigida pela Professora Maria Helena Araújo Carreira, em estreita coordenação com o Embaixador de Portugal em França e em parceria com Professores de Português das Universidades parisienses (Michel Riaudel, Fernando Curopos e Maria Araújo da Silva da Sorbonne Université, Ilda dos Santos e Olinda Kleiman da Sorbonne Nouvelle Paris 3, Graça dos Santos e José Manuel da Costa Esteves da Universidade Paris Nanterre e Ana Paixão da Universidade Paris 8) e com o Camões, I.P. (Conselheiro Cultural e diretor do CCP, João Pinharanda e Coordenadora do ensino português, Adelaide Cristóvão).
Percorridos pela temática da cooperação entre espaços linguísticos e culturais, os trabalhos do colóquio foram desenvolvidos em torno de três eixos temáticos: Balanço e perspetivas: as origens, o desenvolvimento (com 3 painéis de debate e 8 conferencistas), Diálogos sobre o ensino do Português (com 2 painéis de debate e 6 conferencistas) e Língua portuguesa: diversidade, criatividade, encontro entre culturas (com 4 painéis de debate e 9 conferencistas).
O primeiro dia de trabalhos terminou com um concerto: Os tempos históricos da língua portuguesa, com as sopranos Patrícia Modesto e Sara Afonso e o pianista José Manuel Brandão com coordenação de Manuela de Sá. O concerto foi pensado e apresentado por Ana Paixão, Leitora na Universidade de Paris 8 e Diretora da Casa de Portugal André de Gouveia.
O último painel do colóquio, intitulado: Criações literárias, contou com os escritores Lídia Jorge (Portugal), Adriana Lisboa (Brasil) e Luís Carlos Patraquim (Moçambique) e evidenciou a vitalidade e as potencialidades criativas da língua portuguesa.
[foogallery id=”3214″]