Os alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico da secção internacional portuguesa de Honoré de Balzac, Paris 17ème, estiveram por terras do Douro Litoral e Minho, em viagem de estudo que durou quatro dias.

Os 43 alunos de Balzac iniciaram, no dia 29 de janeiro, a viagem estudo ao Porto e a algumas cidades do Minho. Visitaram a Livraria Lello, travaram conhecimento com um vendedor de rua na animada Ribeira e provaram um refrescante sumo de laranja, nas caves do vinho do Porto. Experienciaram o passeio de barco pelas seis pontes, admirando as proezas arquitetónicas e a paisagem vista do rio, assim como as sensações provocadas pelo teleférico de Vila Nova de Gaia, até à Serra do Pilar. Terminaram o dia com a visita aos painéis de azulejos na estação de São Bento e presenciaram um espetáculo de rua.

O segundo dia foi contemplado com a visita guiada ao Paço dos Duques, em Guimarães, almoço em cantina escolar, bem como o funicular, para subirem e apreciarem o Bom Jesus de Braga. Finalizaram o dia com passeio pelas ruas da cidade dos arcebispos.

O terceiro dia proporcionou novas experiências enriquecedoras com as diversas visitas guiadas ao Museu de Olaria, em Barcelos, ao Museu do Traje e ao navio hospital Gil Eanes, em Viana do Castelo.

O quarto e último dia teve como programa as visitas também guiadas à réplica da nau quinhentista, a alfândega, ambos em Vila do Conde e ao World of Discoveries, no Porto.

Viagem muito apreciada por todos os alunos e pelos pais que a seguiram por WhatsApp.

Piedade Favero
Professora de português