Último dia da visita de estudo a Portugal!… Os destinos deste dia privilegiaram o turismo industrial e o turismo de natureza.
A jornada começou com a visita guiada à fábrica de lápis mais pequena do mundo e única na Península Ibérica, a fábrica Viarco, em São João da Madeira. Os alunos do Ensino Secundário da Secção Internacional Portuguesa de Honoré de Balzac inteiraram-se das etapas de fabrico de um lápis bem como dos esforços de abertura de horizontes na sua conceptualização para acompanhar a globalização do mercado. Foi-lhes mostrado exemplos de produtos que partiram da constatação de necessidades ou da imaginação, suscitando nos alunos curiosidade e comentários efusivos: o lápis tabuada, o lápis do copianço, o lápis estúpido, o lápis com cheiros, o lápis Censura, o color Add para daltónicos entre outros produtos desafiadores de formas de riscar.
Seguiu-se, ainda nesta cidade, a visita ao museu do calçado. Os alunos de Balzac puderam anotar as diferentes fases de produção e puderam inteirar-se da evolução da história do uso deste elemento indumentário assim como de nomes do mundo industrial nacional e internacional. Tiveram ainda a oportunidade, num atelier de construção de molde, darem forma ao sapato dos seus sonhos. Almoçaram na escola Secundária João da Silva Correia e finalizaram o dia na Cidade da Quadrícula, experienciando a tranquilidade do percurso pedonal oferecido pelos passadiços entre Espinho e Aguda. Um final de viagem de estudo com paisagens e momentos inesquecíveis!  
Maria Piedade Favero
Professora de Português
e
Paula Marques
Professora de História e Geografia