Teve lugar no passado sábado, dia 25 de maio, pelas 15 horas, na Casa de Portugal-André de Gouveia, em Paris, a entrega de prémios aos alunos vencedores do concurso escolar Portugal e a Grande Guerra, organizado pela ADEPBA (Association pour le Développement des Etudes Portugaises, Brésiliennes, d’Afrique et d’Asie lusophones), em colaboração com a Coordenação do Ensino Português em França.

O concurso contou com o alto patrocínio da Inspeção Geral de Português do Ministério da Educação Francês, e com o apoio da Caixa Geral de Depósitos – França e do Consulado Geral de Portugal, em Paris.

Destinado a alunos do 1º ciclo (primaire), 2º e 3º ciclo (collège) e secundário (lycée), o concurso permitiu fomentar nos alunos o interesse pela participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), por ocasião da comemoração do centenário do Armistício de 1918.

Foram apresentados a concurso cerca de 140 trabalhos, individuais e coletivos, em formatos vários (produção escrita, trabalho audiovisual, ilustração, banda desenhada, jogo de tabuleiro, entre outros).

A entrega esteve a cargo de Christophe Gonzalez, Presidente da ADEPBA, de Adelaide Cristóvão, Coordenadora do Ensino Português em França, de Annabella Simões, Vice-Presidente da ADEPBA, de António Oliveira, Secretário-Geral da ADEPBA, e contou com a presença do Senhor Embaixador de Portugal na Unesco, o Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa, do Inspetor da Academia – I.P.R responsável pelo Português, Manuel Vieira, e do Inspetor geral Honorário, Michel Perez.

No seguimento da entrega de cada prémio, os alunos vencedores presentes foram convidados a a apresentar os seus trabalhos, expostos neste dia na Casa de Portugal.

Site da ADEPBA  (Association pour le Développement des Etudes Portugaises et Brésiliennes)

Lista de vencedores

Ensino primário

1º prémio:
Sarah / Ella / Olivia – CM2, Ecole Louis Armand

2º prémio:
Myriam – CM2, Ecole Simone Signoret

3º prémio:
Augustin – CM2, Ecole Lucie Aubrac

Menção honrosa:
Marilou  – CM1, Ecole Michelet A

Collège

1º prémio:
Christophe / Xavier / Jules / Killian – 4ème, Collège Honoré d’Urfé

2º prémio:
Daniela / Andreia / Esteban – 3ème, Collège Vernier

3º prémio:
Imane – 3ème, Collège Gérard Philipe 

Menção honrosa:
Lou-Anne – 3ème, AES Cordas e Tradição

Lycée

1º prémio:
Flora / Luane / Inês – 1ère, Cité Scolaire Internationale Europole

2º prémio:
Gloria / Alex / Ella – 1ère, Cité Scolaire Internationale Europole

3º prémio:
Aicha – 1ère, Collège-Lycée International Honoré de Balzac

Menção honrosa:
Eliana / Léonie – 1ère, Lycée Evariste Galois

[foogallery id=”2824″]

Mais fotos disponíveis no blogue “Ler na Rede”.