EILE – Ensino Internacional de Língua Estrangeira

Como fazer para se inscrever?

  1. Na escola que o aluno está a frequentar, o diretor da escola deve distribuir a todos as fichas de inscrição nos cursos EILE (há 4 línguas que são propostas, entre elas o português). Os pais preenchem a inscrição que entregam ao diretor da escola.

Apesar de o professor de português ser colocado pelo instituto Camões, os cursos EILE são um dispositivo do ministério da educação francês e, por esta razão, é o diretor da escola que faz as inscrições.

  1. Quando terminam as inscrições, os diretores transmitem-nas à inspeção que reagrupa e organiza tudo para depois decidir quais as escolas onde vão ter lugar os cursos e com quantas turmas (em função do número de alunos).
  2. Só depois, as várias inspeções transmitem à coordenação do ensinoque escolas selecionaram para o curso ter lugar e com quantos alunos. Normalmente dão continuidade às escolas que já estão a funcionar, caso elas continuem a ter inscritos, mas podem propor a abertura de mais cursos de português. É por esta razão que o curso pode não ter lugar na escola que o aluno frequenta mas, numa outra escola pertencente à mesma inspeção.

Em agosto, quando a rede de cursos estiver aprovada e publicada em Diário da República, a coordenação do Ensino publica no seu site (www.epefrance.org) a lista dos cursos de português que irão ter lugar a partir de setembro. Os pais podem consultar a lista que estará ordenada por departamento e saber assim onde terão lugar os cursos mais próximos da sua residência. Poderá ser na escola do aluno ou noutra pertencente à mesma inspeção.