Com cerca de 260 milhões de falantes, a língua portuguesa é a 4ª língua mais falada no mundo. Aprender português aumenta as oportunidades e alarga os horizontes dos seus falantes.

O projeto-piloto de ensino online de português em França visa dar resposta à crescente procura de aulas de português através de uma forte aposta na digitalização do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), proporcionando novas formas de ensino colaborativo e digital, enquadradas na promoção do desenvolvimento de um ecossistema educativo digital de conteúdos, ferramentas, serviços, plataformas digitais e equipamentos.

Inscrições

Pode inscrever um ou mais dos seus educandos. A inscrição é gratuita e deve ser realizada, até dia 22 de setembro de 2023, no formulário online:

https://tinyurl.com/aulasonlineFR

Esta inscrição terá de ser validada pela Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro em França.

 

Critérios de elegibilidade

Este projeto destina-se a alunos entre os 8 e os 17 anos, a residir em departamentos/áreas sem oferta de cursos presenciais do Camões, I.P., nomeadamente nas zonas de Meurthe-et- Moselle, Meuse, Moselle-Metz e de Bordéus.

 

Recursos

O acesso a recursos para o acompanhamento das aulas será realizado a partir de plataforma digital, disponível no tablet Camões. Terão como recurso uma plataforma de conteúdos digitais e recursos educativos digitais, bem como um tablet.

 

Níveis de língua

Pode inscrever o seu educando num dos cinco níveis de proficiência seguintes:

Para escolher o nível para o seu educando, pode consultar os descritores para as competências Ouvir, Falar, Ler e Escrever da Grelha de Autoavaliação do nível linguístico:

  • em português
  • em francês

 

Modelo de aula

As aulas decorrem online, duas vezes por semana, à quarta-feira à tarde e ao sábado da parte da manhã, durante 30 semanas, com o acompanhamento online de um professor, tendo a duração de 60 minutos cada. As turmas são constituídas por 15 alunos, no máximo. As aulas decorrem em plataforma digital, mantendo os mesmos programas do ensino presencial, ou seja, osProgramas Camões (níveis QuaREPE).

 

Pode consultar os programas EPE aqui.

Consulte o folheto em Português ou em francês.

Cofinanciado por: