No passado sábado, 12 de março de 2022, teve lugar o lançamento da secção internacional portuguesa do Collège La Nacelle, em Corbeil-Essonnes, Académie de Versailles. 
 
A convite do diretor do collège La Nacelle, Etienne Galand, estiveram presentes a Coordenadora do ensino, Dra. Adelaide Cristóvão, a Inspetora Pedagógica da Academia de Versailles, responsável pelo Português, representantes da associação de pais, representantes da câmara municipal de Corbeil-Essonnes e da associação portuguesa AOP (Associação dos Originários de Portugal), bem como professores e alunos do estabelecimento.
Na sua intervenção, o diretor do collège La Nacelle apresentou as várias valências do estabelecimento entre elas o ensino do Português que aí tem lugar, como língua estrangeira, há cerca de 30 anos. A abertura da Secção internacional vem acrescentar ao ensino existente uma via mais aprofundada, com 6h semanais de língua, literatura e história-geografia em português e o alargamento desta opção a alunos que, no caso das secções internacionais, podem vir de outras localidades.
A coordenadora do ensino sublinhou o facto de os cursos de português do 1° ciclo, existentes em três escolas da cidade, com professores colocados pelo Camões, I.P., poderem ter novas oportunidades de continuidade. Em nome do Camões, I.P., a Dra. Adelaide Cristóvão ofereceu uma pequena biblioteca de literatura infanto-juvenil (40 livros), um gesto simbólico da parte portuguesa para o lançamento desta nova secção internacional.
O Lusojornal fez a cobertura do acontecimento que foi igualmente filmado para apresentação no programa da RTP internacional: A hora dos portugueses.
O jornalista Artur Silva da radio Alfa dedicou também um programa Passagem de nível à abertura desta secção internacional.

Resumo, em vídeo, da inauguração da Secção:

Créditos de Isabel Leite IPR Inspectrice Pédagogique Regional (Versailles) Chargée du Portugais (Académie de Versailles)

Como se candidatar?

Ler as instruções do collège:
Descarregar o dossiê de candidatura:
Devolver o dossiê, por via-postal, ao estabelecimento de ensino, até dia 30 de março.