À descoberta do Oeste português
Os alunos do Lycée International Honoré de Balzac visitaram, entre os dias 27 e 30 de janeiro de 2026, a região Oeste de Portugal.
Os 25 alunos do 10º ao 12º anos de escolaridade exploraram as grandes ondas da Nazaré, ficaram a conhecer os vários records da prática de surf e os nomes de atletas nacionais e internacionais. Deambularam pela baixa da cidade à qual acederam pelo ascensor do Sítio. Vivenciaram durante a noite o impacto da depressão Kristin..
No dia seguinte, visitaram Mafra e a Tapada, onde observaram gamos, veados e javali. Participaram em duas oficinas, uma de apicultura e outra de falcoaria, fazendo apelo aos conhecimentos de Ciências Naturais e Biologia. De regresso à pousada, devido às condições meteorológicas que se faziam sentir, os alunos depararam-se com uma nova experiência: a falta de eletricidade. Esta circunstância inesperada proporcionou um momento de convívio sem ecrãs nem acesso à internet, promovendo a redescoberta de formas de socialização mais humanizadas e próximas, reforçando os laços de amizade.
No terceiro dia, foi tempo de apelarem à trágica história de amor de Pedro e Inês ao visitarem o Mosteiro de Alcobaça, pretexto para mergulharem nos diferentes estilos arquitetónicos do edifício – gótico, românico e manuelino – e aprofundar conhecimentos sobre o património português. À tarde, visitaram as magníficas grutas de Mira de Aire, em Porto de Mós, uma das sete maravilhas naturais de Portugal, visita que permitiu rever alguns conceitos geológicos.
No último dia, os alunos de Balzac visitaram o Cristo Rei, o Mosteiro dos Jerónimos e passearam por Belém.
Foi um momento de lazer em que conhecimentos vários se cimentaram e laços de amizade se fortaleceram.
Piedade Favero
Professora de Português da SIP Honoré de Balzac